domingo, 25 de agosto de 2013

Religião

    A África é o continente com mais religiões diferentes de todo o mundo. Hoje em dia são descobertos novos cultos e rituais sendo praticados pelas tribos mais afastadas. Na época da escravidão, os negros trazidos da África eram batizados e obrigados a seguir o Catolicismo. Mas, a conversão não tinha efeito prático e as religiões de origem africana continuaram a ser praticadas em segredo em locais afastados, com nas florestas e quilombos.
   Na África, o culto tinha um caráter familiar e era exclusivo de uma linhagem, clã ou grupo de sacerdotes. Com a vinda ao Brasil e a separação das famílias, nações e etnias, essa estrutura se fragmentou. Mas os negros criaram uma unidade e compartilharam cultos e conhecimentos diferentes em relação aos segredos rituais de sua religião e cultura.
   As religiões afro-brasileiras constituem um fenômeno relativamente recente na história religiosa do Brasil. O Candomblé, a mais tradicional e africana dessas religiões, se originou no Nordeste. Nasceu na Bahia e tem sido sinônimo de tradições religiosas afro-brasileiras em geral. Com raízes africanas, a Umbanda também se popularizou no Brasil. Agrupando práticas de vários credos, entre eles o catolicismo, a Umbanda originou-se no Rio de Janeiro, no início do século 20.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/sobre/cultura/cultura-brasileira/cultura-afro-brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário