--Dados e características gerais:
Muitos países africanos não estão atualizados, mas as estimativas dão conta de que a população do continente esteja entre 800 milhões e um bilhão de habitantes (estimativa de 2009).
Como o território africano é muito extenso, a densidade demográfica é baixa, a população também se distribui irregularmente pelo continente.
Grande parte da população africana se encontra na zona rural. A população urbana só é maior do que a rural em países como, por exemplo, Tunísia, Argélia e Líbia.
--Etnias:
Cerca de 80% da população é formada por diferentes povos negros, que ocupam, principalmente, as regiões central e sul do continente. Esta região é conhecida como “África Negra”. Os principais grupos étnicos que habitam esta região são: bantos, sudaneses, bosquímanos, pigmeus, nilóticos.
Já os brancos (berberes, árabes e caucasianos) habitam, principalmente, a região setentrional do continente, ao norte do Deserto do Saara. Por isso essa região é conhecida como “África branca”.
--Faixas etárias:
Grande parte da população africana é formada por jovens, pois o continente apresenta taxas elevadas de natalidade. A expectativa de vida no continente é baixa, em função do subdesenvolvimento de grande parte dos países.
--Cidades mais populosas da África:
-Lagos na Nigéria - 9,9 milhões de habitantes
-Kinshasa na República Democrática do Congo – 8,9 milhões de habitantes
-Cairo no Egito – 8,1 milhões de habitantes
-Ibadan na Nigéria – 5,1 milhões de habitantes
-Alexandria no Egito – 4,4 milhões de habitantes
Fonte: suapesquisa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário